IMI LICHTENFELD (SDE-OR)

Origem

imi2

Nascido em 1910, Imi Lichtenfeld foi criado e educado na Bratislava, na antiga Checoslováquia. Era um jovem de natureza atlética e practicou ginástica, boxe e lutas durante a sua juventude, desportos onde ganhou alguns campeonatos, tanto a nível nacional, como internacional.

Seu pai era oficial da polícia e instrutor de defesa-pessoal, e foi com ele que Imi aprendeu parte das técnicas e tácticas de combate que mais tarde viria a introduzir no sistema de Krav Maga.

Durante os anos 30, Imi viu-se obrigado a usar os seus conhecimentos de luta, nas ruas de Bratislava, para se proteger a si e aos outros judeus, perseguidos pelos grupos de jovens anti-semitas. Estes repetidos conflitos serviram-lhe para avaliar as diferenças entre as lutas de rua e os desportos de combate, cuja experiência também havia adquirido.
Foi nesta altura que começou a desenvolver os primeiros princípios do Krav Maga

Depois de alguns anos a fugir das perseguições xenófobas, Imi chegou a Israel.

O desenvolvimento do Krav Maga

imi3

Alistou-se na “Haganah”, uma organização paramilitar judaica, ao serviço da qual lutou pela independência de Israel, na “Guerra da Independência”.
Durante o seu serviço nesta organização, Imi revelou um grande talento como lutador e instrutor, aproveitando para ensinar aos seus companheiros, técnicas básicas de combate e de defesa-pessoal. Após a formação do Estado de Israel, o governo encarregou Imi de desenvolver um sistema efectivo de combate e de defesa-pessoal.

Imi passou a ser o Instrutor Chefe na Escola Militar em Educação Física e Krav Maga. Nos anos em que serviu no Exercito Israelita, Imi desenvolveu e aperfeiçoou o seu sistema de defesa-pessoal e combate corpo-a-corpo. Após a sua retirada do serviço militar dedicou-se a adaptar o Krav Maga à vida civil, para poder dar resposta às necessidades dos homens, mulheres e crianças que lidavam diáriamente com situações de violência.

A partir de 1964 o Krav Maga foi aberto aos civis e as suas técnicas espalharam-se rapidamente pela população israelita.
O sistema de Krav Maga é baseado em valores morais e humanos, enfatizando a integridade física, a não violência e a conduta humilde. Estes princípios foram e continuam a ser o guia dos praticantes de Krav Maga.