Krav Maga, em hebraíco significa combate próximo (corpo-a-corpo).
É o sistema de combate e de defesa-pessoal utilizado pelas Forças de Defesa Israelitas (IDF) e pelos Serviços Secretos (MOSSAD).
O Krav Maga também é ensinado a civis nas escolas públicas e nos centros de estudo dependentes do Ministério de Educação de Israel.
Actualmente é praticado como disciplina imprescindível pelas forças de segurança e militares em todo o mundo (FBI, CIA, Navy Seals, GIGN, etc) adoptada como uma ferramenta de trabalho por excelência.
Desenvolvido e aperfeiçoado durante anos de conflitos, o Krav Maga enfatiza a facilidade de aprendizagem de técnicas de eficácia comprovada em variadíssimas situações de confrontos reais.
Todas as técnicas, movimentos e combinações foram pensadas e desenvolvidas para serem aplicadas num contexto real e actual. Também devemos ter em conta que estas técnicas foram criadas numa sociedade e num país onde, infelizmente, a violência faz parte do quotidiano, razão pela qual este sistema é simples de aprender e de executar.
O Krav Maga caracteriza-se por uma abordagem lógica e realista da defesa-pessoal e de luta corpo-a-corpo, que permite aos seus praticantes atingir, de forma simples, um grau de eficácia relativamente elevado, num curto período de instrução.
O Krav Maga foi desenvolvido para ser diversificado, sendo possível a sua aplicação a vários níveis: militar, policial e civil.
Este sistema tem sido elogiado por lutadores experimentados, mestres de diversas artes marciais, oficiais do exercito e da polícia, pela sua aplicação prática.
Na sua essência, a simplicidade e a abordagem realista do Krav Maga é direccionada às pessoas que não possuem qualquer tipo de experiência em combate ou defesa-pessoal. O Krav Maga é um sistema de combate e de defesa-pessoal eficaz para homens e mulheres de todas as idades e condições físicas.
Os princípios básicos do Krav Maga, resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo.
É um sistema prático e táctico que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência e ataque.
O Krav Maga prepara os seus praticantes para as vertentes de defesa-pessoal, protecção-pessoal, luta, técnicas de combate, técnicas para defesa de terceiros, com métodos de ensino de fácil compreensão.
O Krav Maga é um sistema horizontal com uma abordagem única e lógica que, apesar de ter sido criado há mais de 50 anos, continua em constante evolução e adaptação. Sendo fácil de aprender é praticado de forma intuitiva usando os movimentos naturais do corpo, e testado para ser usado sob muito stress.
O Krav Maga abrange temas tão variados quanto situações possiveis de risco em situações reais , tais como:
Prevenção, evitar situações de risco, soltar e escapar
Projecções e quedas para todos os sentidos e sobre todos os ângulos
Ataques e contra-ataques contra todo o tipo de alvos, distâncias, alcances, alturas, ângulos, direcções e a ritmos diferentes, executados a partir de todas as posições e posturas
Uso de todo o tipo de objectos comuns para fins defensivos
Defesa contra todo o tipo de ataques sem armas (murros, pontapés, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, chaves de braços, prisões de tronco, estrangulamentos, etc)
Defesas contra todo o tipo ameaças e ataques com armas brancas (e qualquer tipo de objecto cortante ou afiado), bastões (ou outros objectos contundentes) e com armas de fogo (pistolas, caçadeiras, armas automáticas, etc)
Lidar com todos estes tipos de ataques e armas, a partir de todas as posições e ângulos de ataque possíveis, assim como com um ou mais atacantes;
Lidar com as mesmas situações em espaços e ambientes diferentes (em becos, escadas, automoveis, espaços fechados, espaços abertos, etc)
Control físico e mental, e desarme do atacante
Preparação dos praticantes para todo o tipo de circunstâncias e cenários, em todo o tipo de ambientes de guerra ou combate, de acordo com as suas necessidades, riscos ou profissões (Civis, Forças Policiais, Militares, Guardas Prisionais, Guarda Costas, Unidades Especiais e Unidades Anti-Terroristas)